quarta-feira, 14 de julho de 2010

PÁTRIA DE CHUTEIRAS

Última semana para ver camisas históricas das Copas no Memorial

Os curitibanos podem ver até domingo (18) no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, a camisa que Cafu usou na final da Copa do Mundo de 2002, na conquista do Penta, aquela que o capitão da Seleção escreveu 100% Jardim Irene. Ou a camisa da Itália que Baggio usou quando perdeu o pênalti na final da Copa de 94, contra o Brasil.Esta e outras camisas históricas estão na exposição Pátria de Chuteiras, com entrada franca, das 9h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta, e de 9h às 15h nos sábados e domingos.
A exposição, trazida pela Prefeitura, é organizada pela Fundação Cafu e pela Associação dos Campeões Mundiais, com o objetivo de contar a história de todas as Copas do Mundo. Também estão expostas fotografias dos Mundiais, além de chuteiras como as que Puskas, da Hungria, usou no Mundial de 54 e as chuteiras que Kaká, Robinho, Luiz Fabiano e Lucio usaram nas Eliminatórias de 2010.
Quem já visitou, gostou do que viu. Guiomar Prulik, 54 anos, acompanha a Seleção Brasileira desde a Copa do Mundo de 70 e ficou emocionado ao ver de perto camisas históricas de Copas do Mundo, o que só viu pela televisão. "Como brasileiro, é um prazer estar presenciando essa história. E é difícil ver algo assim e, principalmente, de graça", afirma Guiomar.
A camisa amarela do Brasil usada na Copa de 94, no jogo entre Brasil e Itália, encantou Saul Felipe, 18 anos. "É uma exposição diferente, não a mesma coisa de sempre. É muito legal ver essas camisas antigas. Sinto que fiquei um pouco mais perto dos meus ídolos do futebol. É um pouco deles que está aqui", afirmou Saul.
Lívia Maria Lopes aproveitou uma folga no trabalho e foi visitar a exposição. Apesar de não acompanhar o dia a dia do futebol brasileiro, no período de Copa do Mundo faz um esforço para assistir aos jogos do Brasil, Inglaterra, Alemanha e Argentina."Normalmente, a gente vê exposições de arte e essa aqui é sobre um esporte e com um enfoque histórico. Achei a exposição diferente e muito legal", afirmou. Lívia adorou as camisas antigas. "Quando olhamos pra elas, podemos ver que elas têm uma história, podemos sentir a energia que vem das camisas, pensar o que os jogadores estavam passando durante o jogo", disse.
A exposição, aberta dia 24 de maio pelo prefeito Luciano Ducci e pelos campeões mundiais Cafu, Marcio Santos, Felix, Edu e Pepe, marca a passagem da Seleção por Curitiba, a Copa da África do Sul e também a Copa 2014, que terá Curitiba como uma das sedes."Curitiba será sede da Copa do Mundo Fifa de 2014 e a cidade já está se preparando com entusiasmo e seriedade para este grande evento do futuro próximo", diz o prefeito Luciano Ducci. "Neste momento de alegria e otimismo, é fundamental também olharmos para o passado, valorizando sempre a história do futebol e os seus protagonistas, principalmente os que vestiram a camisa de nossa Seleção".
Decoração - Curitiba se enfeitou para receber a Seleção Brasileira e acompanhar os jogos da Copa da África do Sul. O calçadão da Rua XV foi decorado com lanternas verdes e amarelas e flâmulas nos 141 postes da rua relembrando os anos que o Brasil foi campeão. Todas as flores do calçadão foram substituídas por flores amarelas.
O Bondinho da XV foi decorado em verde e amarelo e ganhou caricaturas dos jogadores da Seleção e do técnico Dunga.A Praça Osório ganhou uma estátua de um jogador feita de recorte de chapa de aço. Ao lado, uma calçada de mármore, com os nomes dos jogadores que ganharam os cinco mundiais.
O chafariz da Praça Santos Andrade foi pintado artisticamente, de forma a lembrar a bandeira do Brasil. As luzes da estufa do Jardim Botânico estão em verde e amarelo.
A pintura no Bondinho da XV chamou a atenção de Eloísa Souza, que passeava com a neta Briana pelo calçadão. "Achei que ficou muito legal. Estou tentando descobrir quem é cada jogador, mas por enquanto só adivinhei dois", brincou Briana. "Com certeza voltaremos aqui para tirar algumas fotos", afirmou Eloísa. As crianças João Guilherme e Julia Fernanda também estavam animadas com o tema da Copa no Bondinho. E não perderam tempo em tirar diversas fotos. "Gostei. Ficou muito bonito", disse Julia.
Serviço:
Exposição A Pátria de Chuteiras
Local: Memorial de Curitiba - Rua Claudino dos Santos, 79 - Largo da Ordem, Centro
Data: até 18 de julho
Horário: terça a sexta, das 9h às 12h - das 13h às 18h
Sábados e domingos, das 9h às 15h

Nenhum comentário: